terça-feira, 9 de agosto de 2011

FÓRUM MATO-GROSSENSE DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

Minuta de Anteprojeto de Lei do Sistema Estadual de REDD+
Publicado em: Seg, 02 de Maio de 2011 07:53
Última Atualização em: Ter, 26 de Julho de 2011 10:08
Super Admin
Grupo de Trabalho de REDD do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas
Minuta de Anteprojeto de Lei do Sistema Estadual de REDD+
REDD+ é um mecanismo que esta sendo discutido, no âmbito nacional e internacional, visando à Redução das Emissões de gases de efeito estufa oriundos do Desmatamento e da Degradação Florestal, bem como à Conservação, o Manejo Florestal Sustentável e o Aumento dos Estoques de Carbono Florestal.
Com o objetivo de desenvolver propostas para a estruturação do REDD+ em Mato Grosso foi estabelecido em março de 2010, no âmbito da Câmara Temática de Mitigação do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas, um grupo de trabalho técnico, o GT REDD MT. De participação aberta, o GT REDD MT conta com 68 membros de 27 instituições, incluindo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e outras secretarias do governo de Estado, a Procuradoria do Estado, a Assembleia Legislativa estadual, representações de organizações dos setores agropecuário, florestal e da agricultura familiar, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Universidade Federal de Mato Grosso. Para a coordenação e facilitação dos trabalhos do grupo, foi eleito o Instituto Centro de Vida (ICV).
A minuta de Anteprojeto de Lei do Sistema Estadual de REDD+ é o resultado de um ano de trabalho do GT REDD MT. Ao longo desse ano, foram realizadas 24 reuniões do GT, com média de participação de 12 pessoas, e um seminário técnico com participação de 70 pessoas.
A elaboração da proposta seguiu as seguintes etapas:
1.    Tabela de tópicos a serem abordados pelo projeto de lei, com propostas para cada tópico;
2.    Primeira proposta de redação;
3.    Primeira etapa de revisões e reestruturação;
4.    Revisão sistemática do texto;
5.    Revisão final.
O Sistema Estadual de REDD+ proposto tem as seguintes características principais:
  • Visa criar condições para o desenvolvimento de ações de REDD+;
  • Busca ser compatível com as diferentes possibilidades de fontes de recursos para ações de REDD+;
  • Busca possibilitar a integração com propostas em discussão para um sistema ou regime nacional de REDD+;
  • Contempla todos os biomas do estado;
  • Define critérios de elegibilidade e condições de aplicação de ações de REDD+ em propriedades privadas, unidades de conservação, terras indígenas e assentamentos da reforma agrária;
  • Prevê, entre seus instrumentos: um sistema de registro de emissões e um Certificado de REDD+, um cadastro de ações de REDD+, e uma reserva de segurança;
  • Determina uma gestão participativa e transparente;
  • Busca contemplar os Princípios e Critérios Socioambientais para REDD+ na Amazônia Brasileira (www.reddsocioambiental.org.br).
O texto está sendo submetido a Consulta Pública, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por um período de 4 meses, a contar de 20 de abril de 2011. Durante esse período, o GT REDD MT organizará reuniões de apresentação e discussão do projeto (diálogos setoriais) com os grupos interessados. Após esse período, a proposta será revisada no âmbito do Fórum e encaminhada ao Governo de Estado.
Por favor, veja a minuta acessando o link e use o formulário para enviar suas contribuições no email  gtredd@sema.mt.gov.br

Fonte: Portal SEMA/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário