terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água e Aqüífero Alter do Chão.


No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como objetivo estimular o debate sobre a preservação desta fonte natural essencial para a manutenção da vida na terra.
Adotando algumas mudanças em hábitos no dia-a-dia de cada cidadão ambientalmente correto, podemos garantir água de boa qualidade para as gerações futuras, ja foi constatado de que o volume de água no planeta não diminuiu ao longo dos milhões de anos do seu surgimento, o grande problema é o uso inconsciente e a sua contaminação tornando-a imprópria para o cunsumo.  

Justamente no Dia Mundial da Água fui informado e posteriormente li uma reportagem sobre um novo aqüífero o Aqüífero Alter do Chão, segundo cientistas e pesquisadores é considerado o maior reservatório de água do planeta, já era conhecido há tempos, porém não continha dados precisos que confirmasse seu potencial.  Tirando as geleiras, um quinto da água doce existente está na Amazônia.
O Aqüífero Guarani tinha a fama de ser o maior reservatório de água doce do mundo com cerca de 45 mil quilômetros cúbicos de água, constatações apontam o Aqüífero Alter do Chão com um reservatório de aproximadamente 86 mil quilômetros cúbicos de água, tornando-o o maior reservatório de água doce subterrâneo do mundo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário