terça-feira, 15 de março de 2011

CABANA KUNS

Neste feriado de carnaval, tive o grande prazer de acampar alguns dias com minha família na casa do meu cunhado Alan que fica em um ponto do Rio Arinos chamado Kuns, esse lugar chama-se assim, pois segundo histórias morava ali por perto um senhor que trocava mercadorias com embarcações e o mais incrível deste lugar são os rebojos que se formam devido às curvas em forma de S o que torna perigoso a navegação, mas apesar do perigo é possível desfrutar das águas do rio em banhos gelados.

Como podemos descrever um lugar?
Vou tentar descrever brevemente a Cabana Kuns, é esse o nome que me veio em mente, pois não é nenhum chalé ou pousada de luxo, como diz a musica do Pato Fú “Quanto menor a casinha, mais sincero o bom dia”, na mais simplicidade em meio a mata nativa pouco alterada, com a sinfonia dos pássaros e o barulho da águas do Rio Arinos. Meu cunhado Alan pediu minha opinião, se era crime ambiental estarmos ali, disse a ele que segundo estudiosos o ser humano faz parte do meio ambiente, formando uma integração homem-natureza desde que, não cause qualquer alteração ao meio ambiente que possa ocorrer sua degradação ameaçando a qualidade de vida da população.  
Em destaque a esquerda, não é qualquer lugar que tem um fogão a lenha com um forno embutido como este, olha o detalhe do charque.   

Ainda bem que o Marcos não pescou mais corvina, pois estava se achando de mais.
O Djoni foi o cara da pescaria, pescou uma matrinxã de 4,5 Kg e um pacu de 5,5 Kg, não é mentira de pescador, está ai as imagens pra confirmar.
Observamos que, apesar do fim da piracema ainda há peixes que estão desovando, devido a grande diversidade de espécies de peixes, é óbvio que haja alguma alternância no ciclo de reprodução, como exemplo as espécies de escamas ja não contém ova e as espécies de couro ainda estão desovando, o que prova que a época de defeso deveria ser reformulada, na minha opinião! 
Eis ai o interior da casa, em detalhe contém um banheiro interno com chuveiro para um banho com mais conforto e em breve estaremos fazendo melhorias.
Aproveitando a oportunidade em compartilhar estes momentos agradáveis, quero abordar um assunto muito importante em relação ao lixo, além do lixo que foi produzido em nosso acampamento, trouxemos uma quantidade significativa de lixo que coletamos em alguns pontos do rio em que paramos para pescar e tomar banho.
 É impressionante a capacidade de pessoas que se utilizam o rio, que lhe oferece o pescado e o lazer para uma melhor qualidade de vida não retribuírem com igualdade, aos que se beneficiam do Rio Arinos vamos preservá-lo para que possamos ter sempre esta maravilhosa alternativa de lazer. 
Eis o Alan, meu cunhado, olha o que ele aprontou, pescou uma traira que não tinha mais oque crescer.


Essas são algumas imagens do Kuns na época da seca quando o rio está baixo, afloram dunas de areia branca e fina, ótimo lugar para um banho de rio.
  
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário