A Capaciatção Operação arco Verde a qual eu estou participando, tem como objetivo a formação de Gestores ambientais municipais e teve inicio em outubro de 2010 e reiniciara na próxima semana dia 21 a 25 de março, a capacitação foi dividida em 5 semanas e estaremos na segunda semana.
A capacitação é oferecida para os 43 municipios que fazem parte da Amazônia Legal, Porto dos Gaúchos faz parte e tem seu polo na cidade de Juína.
Instituída pelo decreto nº 7.008, de 12 de Novembro de 2009, a Operação Arco Verde faz parte do plano de ação do governo federal para prevenir e controlar o desmatamento ilegal na Amazônia Legal, com o objetivo de promover modelos produtivos sustentáveis, ou seja, um novo modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia.
O presente curso de capacitação presencial objetiva treinar seus participantes para servirem como multiplicadores de ações que concretizem ações ambientais públicas voltadas a conservaçõa, contribuindo para o fortalecimento da gestão ambiental fundamentada em desenvolvimento sustentável garantindo a renda das famílias dos seus municipios.
Esta é uma grande oportunidade para os municipios da amazônia legal, pois o Ministério do Meio Ambiente amparado pelo Governo Federal esta custiando subsidios para a formação dos multiplicadores municipais e não para po ai, no termino do curso os capacitados junto aos municipios apresentarão projetos para viabilizar alternativas sustentáveis conforme suas realidades, que poderá ser financiada por instituições financeiras.
No decorrer da capacitação estarei postando mais informações, assim como já o fiz em algumas postagens anteriores. Quero agradecer ao Secretário Municipal de Meio Ambiente de Porto dos Gaúchos Mario Henrique Lara Ferreira, pela oportunidade por ter me indicado a esta missão de trazer melhorias ligadas as questões ambientais de nossa cidade, a qual trará muitos benefícios muito em bréve, e aproveitar para parabenizar o Secretário pelos excelentes trabalhos voltados ao Meio Ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário