Estiveramem Alta Floresta, o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente de Porto dos Gaúchos, Mário Henrique Lara Ferreira e o biólogo Lair Cristiano Heinen. Este intercâmbio teve como objetivo a troca de experiência, visto que, naquele município também está sendo iniciada a regularização ambiental e fundiária.
O biólogo Lair Cristiano Heinen argumenta que os municípios precisam fazer a sua parte. “Com certeza esse é o caminho. Ao não realizar este trabalho de regularização ambiental o município pode perder recursos. A implantação de novas empresas fica prejudicada, até mesmo a expansão agropecuária. Estar em dia com o meio ambiente é uma porta de entrada para investimentos”.
Importante destacar que o biólogo estagiou no projeto Olhos D’Água da Amazônia no mês de setembro de 2011. No período que esteve no município ele procurou participar de todas as atividades desenvolvidas, tendo em vista que ele pretende desenvolver ação semelhante no Projeto “Porto dos Gaúchos 100% legal – Produzindo com sustentabilidade”.
“Este trabalho que está sendo desenvolvidoem Alta Floresta, vamos iniciar em Porto dos Gaúchos. Vamos trabalhar para sair da lista do Ministério do Meio Ambiente. Queremos dar condições de trabalho aos nossos produtores”, pondera o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente de Porto dos Gaúchos, Mário Henrique Lara Ferreira, que teve a oportunidade de conhecer a metodologia de trabalho do “Olhos D’Água da Amazônia”.
De acordo com o gestor público, a organização e disposição dos envolvidos no projeto merecem elogios. “Todos foram muito atenciosos. Fazer o trabalho de regularização ambiental é abrir as portas do município para o futuro. Dificilmente vamos colocar algum produto seja da agricultura familiar ou do agronegócio no mercado nacional ou internacional”, argumenta Ferreira, que ainda completa. “Sem este trabalho as linhas de crédito ficam restritas, sem contar uma série de outros benefícios”.
Com os trabalhos que são realizados pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o BNDES, através do Fundo Amazônia o município mostra-se antenado com as exigências do mercado. “Alta Floresta está trabalhando. Temos uma equipe que está buscando transformar o município em uma referência, não apenas estadual como também nacional. Estamos mostrando que é possível conciliar economia e meio ambiente. Essa conquista é de todos. Todos fazem parte desta história”, finaliza a secretária de Meio Ambiente, Irene Duarte. Para mais informações acesse www.olhosdaguadaamazonia.com.br.
Fonte: Fabio Bonadeu/Olhos D’água da Amazônia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário