sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Representantes de Porto dos Gaúchos conhecem projeto ambiental em Alta Floresta.



Estiveramem Alta Floresta, o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente de Porto dos Gaúchos, Mário Henrique Lara Ferreira e o biólogo Lair Cristiano Heinen. Este intercâmbio teve como objetivo a troca de experiência, visto que, naquele município também está sendo iniciada a regularização ambiental e fundiária.
O biólogo Lair Cristiano Heinen argumenta que os municípios precisam fazer a sua parte. “Com certeza esse é o caminho. Ao não realizar este trabalho de regularização ambiental o município pode perder recursos. A implantação de novas empresas fica prejudicada, até mesmo a expansão agropecuária. Estar em dia com o meio ambiente é uma porta de entrada para investimentos”.
Importante destacar que o biólogo estagiou no projeto Olhos D’Água da Amazônia no mês de setembro de 2011. No período que esteve no município ele procurou participar de todas as atividades desenvolvidas, tendo em vista que ele pretende desenvolver ação semelhante no Projeto “Porto dos Gaúchos 100% legal – Produzindo com sustentabilidade”.
“Este trabalho que está sendo desenvolvidoem Alta Floresta, vamos iniciar em Porto dos Gaúchos. Vamos trabalhar para sair da lista do Ministério do Meio Ambiente. Queremos dar condições de trabalho aos nossos produtores”, pondera o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente de Porto dos Gaúchos, Mário Henrique Lara Ferreira, que teve a oportunidade de conhecer a metodologia de trabalho do “Olhos D’Água da Amazônia”.
De acordo com o gestor público, a organização e disposição dos envolvidos no projeto merecem elogios. “Todos foram muito atenciosos. Fazer o trabalho de regularização ambiental é abrir as portas do município para o futuro. Dificilmente vamos colocar algum produto seja da agricultura familiar ou do agronegócio no mercado nacional ou internacional”, argumenta Ferreira, que ainda completa. “Sem este trabalho as linhas de crédito ficam restritas, sem contar uma série de outros benefícios”.
Com os trabalhos que são realizados pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o BNDES, através do Fundo Amazônia o município mostra-se antenado com as exigências do mercado. “Alta Floresta está trabalhando. Temos uma equipe que está buscando transformar o município em uma referência, não apenas estadual como também nacional. Estamos mostrando que é possível conciliar economia e meio ambiente. Essa conquista é de todos. Todos fazem parte desta história”, finaliza a secretária de Meio Ambiente, Irene Duarte. Para mais informações acesse www.olhosdaguadaamazonia.com.br.
Fonte: Fabio Bonadeu/Olhos D’água da Amazônia

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Rei Pelé planta floresta na Amazônia Matogrossense.




Quando o assunto é preservação e recuperação do passivo ambiental, os alta-florestenses estão abraçando esta causa. Como reconhecimento por este compromisso o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), por meio do Fundo Amazônia, tem investido recursos no município. Para reforçar a transparência do Projeto Olhos D´Água da Amazônia, o rei do futebol e embaixador do Fundo Amazônia, Edson Arantes do Nascimento, o brasileiro mundialmente conhecido Pelé, esteve em Alta Floresta para ver de perto este trabalho.
“Fiquei impressionado com o que vi aqui. Podem estar certos que vocês ganharam um aliado. Eu, onde estiver, em qualquer lugar do mundo, vou falar deste projeto. Este trabalho é essencial para que a gente possa garantir um futuro melhor para os nossos filhos, para as novas gerações, podem ter certeza. O mundo todo tomará conhecimento exato do que é trabalhado aqui”, enfatiza Pelé.
O embaixador do Fundo Amazônia também referendou todos os envolvidos, inclusive a equipe executiva do Olhos D´Água da Amazônia. “Tem um pessoal aqui que está trabalhando demais, procurando fazer o melhor para melhorar a vida de todos. Deus só me colocou em equipes vencedoras. Podem ter certeza que vamos vencer mais essa”.
A secretária de Meio Ambiente de Alta Floresta, Irene Duarte tem sido grande entusiasta das ações socioambiental e destaca a legitimidade desta visita. “O Fundo Amazônia vem auxiliar para que possamos recuperar nosso passivo ambiental. Essa visita é muito importante para todos. Com a presença do Pelé e da equipe do BNDES em Alta Floresta, eles estão tendo uma noção exata da relevância do Projeto Olhos D´Água da Amazônia para toda nossa sociedade”.
Com essa mudança Alta Floresta está caminhando a passos largos rumo ao crescimento totalmente baseado na sustentabilidade, e o setor econômico será o maior contemplado, ou seja, os pecuaristas, os madeireiros e os empresários que exportam seus produtos.
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho acompanhou Pelé. Na oportunidade conheceram “in loco” como são desenvolvidos os projetos de preservação ambiental. “O projeto é exemplar, muito bonito e nos deixou felizes com a expectativa de que esse projeto possa vir a se multiplicar e nós possamos oferecer mais apoio a projetos aqui na região norte de Mato Grosso”.
Embora todo este trabalho tenha como entusiasta a secretária de Meio Ambiente, nada seria possível sem o apoio e sensibilidade já demonstrado pela prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Dias Alfonso. “Essa é a nossa grande preocupação. A Prefeitura de Alta Floresta, através da Secretaria de Meio Ambiente não está medindo esforços para conseguir os recursos e orientação, para assim, estar apoiando os nossos produtores. Com isso eles estarão resolvendo sua questão ambiental. Toda sociedade de Alta Floresta e região ganha no aspecto social e econômico”, finaliza.

Fabio Bonadeu/Projeto Olhos D´Água da Amazônia.