terça-feira, 17 de abril de 2012

Curiosidade do PanCeFlô!

Você sabe a origem e o significado da palavra Cuiabá?
Primeiramente, é válido observar que a cidade ganhou seu nome em referência ao rio que passa por ela, sendo Cuiabá, então, um topônimo de origem geográfica.
São conhecidas várias versões a respeito do significado desta palavra, das quais a maioria se explica apenas com base em lendas e tradição popular, sem referências a quaisquer registros históricos e documentais, como é o caso de fazedor de cuia, cuia rodando e cuia que vai, por exemplo.
No entanto, pesquisadores traçaram uma teoria sólida e bem instruída documentalmente, baseada em uma carta do padre Jesuíta Agostinho Castañares a D. Rafael de La Moneda, escrita em Assunção em 16 de setembro de 1741.
 A teoria tem por base um trecho da carta que diz: “[...] Está fundada dicha ciudad, segun tengo entendido, al princípio del lago de los Jaryés, yendo de aqui de esta banda del rio en tierra confinante com la de la Assunción, sobre el Arroyo Cuyaverá, que segun el mapa entre del este en el rio Paraguay, y del Arroyo tomaria la ciudad la denominación de Cuyabá”.
O pesquisador e professor de gramática e semântica guarani na Universidade Nacional de Assunción, Sr. Brasilides Brites Fariña, analisou o documento com uma equipe de professores e definiu que Cuyabá seria uma contração de kyya (lontra) e verá (resplandecente; brilhante). Assim, a palavra Cuiabá teria se formado pela corruptela de Kyyaverá (depois Cuyaverá, Cuyavá, Cuyabá e Cuiabá) e significaria Rio da Lontra Brilhante.
O nome provavelmente foi dado pelos índios Paiaguás, que perambulavam pela região e observaram a ocorrência de bandos de lontras e ariranhas que habitavam o rio, chamando-o de Kyyaverá ou Rio da Lontra Brilhante.
Gerência Informacional e Documentação Ambiental, com informações de
FERREIRA, João Carlos Vicente, SILVA, Pe. José de Moura e. Cidades de Mato Grosso: Origem e significado de seus nomes. Cuiabá:Memória Brasileira, 2008.
Novidadeiro PanCeFlô - SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário